
Infelizmente, e como cidadão interessado pelo que se passa na minha cidade, tenho de me questionar quanto a algumas decisões que este executivo camarário tem tomado.
...
Neste texto vou falar dos prós e dos contras da adesão à empresa Águas do Centro, que pertence ao grupo Águas de Portugal.
...
Quando em 30 de Junho de 2007 a Assembleia Municipal votou favoravelmente a adesão à empresa das Águas do Centro, com os votos favoráveis da maioria PSD e os votos contra da oposição, hipotecou, a meu ver, o futuro do fornecimento da água de forma racional e económica ao Entroncamento.
...
Com esta decisão abre-se caminho para que o tratamento dos esgotos domésticos, tal como o abastecimento de água em alta, ou seja desde a captação até aos depósitos, passe a ser garantido pelas Águas do Centro. Assegurando assim a empresa a parte mais rentável deste processo, a que implica menos gastos a médio e longo prazo.
...
No entanto, a Câmara continua a ser responsável pelas dezenas de metros de condutas que fazem a ligação dos esgotos entre as habitações e a estação de tratamento de águas residuais, assim como do abastecimento em baixa, dos depósitos até as casas, passando a adquirir (comprar) a água à mesma empresa. Ficando a autarquia com a parte menos rentável, estamos a falar da manutenção de centenas de metros de condutas de esgotos e de água que existem por baixo do Entroncamento.
...
Como contrapartida deste negócio, as águas do centro comprometeram-se a construir uma ETAR (estação de tratamento) que servirá o Entroncamento e a Barquinha, a construir uma estação elevatória para servir a ETAR e um reservatório de água na zona sul, com ligação ao reservatório do Casal do Grilo.
...
Este negócio contempla ainda a cedência por parte da Câmara de três captações de água, dos reservatórios do Casal do Grilo e das Vaginhas, das condutas de ligação entre a EPAL e o reservatório do Casal do Grilo e ainda de quase meio milhão de euros.
...
Significa isto que a Câmara Municipal, que é hoje dona de grande parte da água que consome vai dar essa mesma água a uma empresa, assim como os reservatórios onde esta é armazenada, passando depois a comprá-la, e ainda paga meio milhão de Euros para se juntar à empresa.
...
Embora seja evidente, a pergunta impõe-se, quem é que vai pagar isto tudo?
...
Depois de ler vários artigos e alguns estudos concluo que sou eu e você... Pelo menos a água já aumentou, e o aumento poderá chegar aos 50%. No caso do saneamento básico e da recolha do lixo, este aumento poderá chegar aos 130%.
...
Eu penso que nesta situação se a CME pretendia aderir a este tipo de soluções deveria equacionar todos os cenários, dever-se-ia ter aberto um concurso público, e então mediante as hipóteses escolher a melhor opção para o Entroncamento.
...
Lamento a enorme falta de sensibilidade social da parte da Câmara que não equacionou a realidade de que ao tomar decisões destas irá agravar as dificuldades económicas das famílias. Ou se equacionou então estamos perante uma situação que mostra o pouco valor que esta Câmara dá aos habitantes do Entroncamento, pois prefere hipotecar um bem essencial e sobrecarregar-nos com as despesas desse processo.
Sem comentários:
Enviar um comentário