Porque será que a espécie de primata, supostamente mais evoluída do planeta, e que se designa por Homem continua teimosamente a colocar-se a si e aos outros seres vivos em perigo.
A humanidade está, como todos sabemos, a atravessar uma crise global. As razões desta crise são variadas: o abrandamento dos mercados imobiliários, o aumento dos preços do petróleo, etc..
Estamos, em suma, perante um grave problema financeiro que se sente maioritariamente no seu bolso e no meu.
O que eu considero curioso no meio desta crise é que questões de real importância como o planeamento sustentado do nosso e do futuro do planeta não está em cima da mesa, nem está nos projectos das grandes potências como os EUA.
O nosso planeta está doente. A qualidade do ar e da água é cada vez pior. Vejamos o caso de Pequim, em que o ar está de tal maneira poluído que nem se vê o céu num dia sem nuvens.Vejamos os casos do Camboja e do Vietname, locais onde 85% das espécies de primatas está em vias de extinção.
Vejamos os casos da Amazónia onde diariamente milhares de hectares de floresta são abatidos, ou do Árctico onde o gelo não para de derreter.
Perante este cenário eu pergunto-me :
Será que vamos conseguir viver numa terra em que não exista nem oxigénio nem água potável, em que não existam nem pássaros nem peixes, em que os nossos filhos não poderão ter um animal de estimação pois os seus antepassados exterminaram todos os que existiam?
Muitos, ao lerem este texto, poderão pensar que estou a ser drástico, será?
Eu penso que está na altura de agir...
Temos de deixar de cortar a floresta e começar a plantá-la.
Temos de deixar de caçar as espécies em risco de extinção.
Temos de nos educar.
Temos de utilizar energias renováveis, o petróleo é a energia do século XIX.O hidrogénio é o elemento mais abundante do universo, se já desenvolvemos a tecnologia para o utilizar de forma limpa então temos de o tornar a nossa base energética.
Sem comentários:
Enviar um comentário