terça-feira, 14 de abril de 2009

A Pseudo Crise do Benfica

Sendo verdade que os resultados de uma equipa que possui um plantel com tanta qualidade e tão dispendioso, como é o caso do Benfica, são abaixo do expectável. E sendo também verdade que as exigências a este clube são bastante elevadas, não podendo ser de outra forma, tendo em conta que estamos a falar do campeonato português. Não deixa de me surpreender tanto alarido que se faz em torno do actual momento do Benfica.

A mim, parece-me que esta instabilidade não segue o sentido de fora para dentro, como quer fazer crer Luís Filipe Vieira ao acusar a comunicação social, em especial Paulo Fernandes. Mas sim de dentro para fora.


A forte contestação dos adeptos parece estar a causar bastantes mossas nos órgãos de gestão do clube, levando a que estes se desdobrem em comunicados e conferências.


No meu entendimento o Benfica, a sua direcção e os adeptos estão a esquecer-se de dois pontos importantíssimos nestas coisas do futebol.


Em primeiro lugar, o Benfica esta época está melhor que na temporada passada, levando-me a constatar que tem havido uma evolução positiva.


Em segundo lugar, e sendo o ponto mais importante, um projecto ganhador não se constrói numa época. Um projecto desta magnitude demora anos a solidificar.


Sigamos o caso do futebol inglês. Sir Alex Fergusson é treinador do Manchester há cerca de 20 anos, já teve momentos bons e maus. Wenger é treinador do Arsenal há anos, já ganhou títulos, mas nos últimos tempos a equipa anda afastada das conquistas, no entanto a direcção assumiu o compromisso de reestruturar o clube com este treinador e é o que tem feito.


Parece-me que os adeptos e os dirigentes portugueses tem de aprender a ser mais pacientes com os seus clubes. Somos o povo dos “brandos costumes” e esquecemo-nos de os aplicar ao futebol.

Sem comentários: