O PS tem o dever de se aproximar das populações. Para o fazer deve de afirmar os seus ideais de esquerda, deve lutar pelos mais desfavorecidos e apresentar um projecto credível para a economia.
Uma página onde todos os temas são debatidos de forma aberta e frontal. Com especial atenção para a educação.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Um Partido de Esquerda
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Adopção por casais compostos por pessoas do mesmo sexo
A adopção antes de ser um acto em que um adulto, enquanto pessoa singular, ou um casal, enquanto família, aceitam cuidar de uma criança, é um direito que qualquer criança tem a ter uma família, a receber o carinho dos que a rodeiam, dos que pretendem cuidar dela.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Festas Felizes!!!!

Festas Felizes!!!!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Oposição precisa-se!
Quando o Partido Socialista, depois de ter vencido as eleições legislativas, tentou encontrar consensos junto da oposição, no sentido de dar a Portugal a estabilidade governativa que o país precisa para os próximos quatro anos, encontrou as portas da oposição fechadas.
Agora que o Partido Socialista apresenta o seu programa a oposição vem fazer um escândalo. Não será normal o partido que venceu as eleições apresentar o programa que ganhou as eleições como programa de governo? A população não compreenderia se o PS viesse agora governar com o programa do CDS, do BE ou ainda do PSD, quando estes foram derrotados nas eleições.
sábado, 26 de setembro de 2009
Educação... o Futuro de Portugal!
Não obstante o referido anteriormente, era urgente instaurar no nosso sistema educativo um regime de avaliação que valorize quem efectivamente dá aulas.
Nesse sentido, e admitindo algumas fragilidades no regime de avaliação em vigor, devo realçar que este modelo se apresenta como uma defesa para os professores que trabalham e sempre trabalharam para os alunos. Agora temos um modelo e esse modelo pode, juntando os intervenientes, Ministério da Educação e Professores, ser melhorado, possibilitando que todos nós professores possamos ter uma carreira mais justa.
Paralelamente à requalificação da carreira docente assistimos também a um reforço do papel do professor no ensino e na educação do aluno, reforço este que todos nós nos devemos orgulhar.
Tendo a escola a responsabilidade social que todos lhe reconhecemos, era criminosa a atitude que esta tinha perante o acompanhamento que dava, leia-se não dava, aos jovens.
Numa sociedade em que os pais entram ao trabalho às 8 ou 9h da manhã e saem às 18 ou 19h da tarde, permitir que os jovens andassem na rua entregues à sua sorte, porque só tinham aulas até ao almoço ou porque um professor não podia dar a sua aula, era uma realidade desenquadrada das necessidades sociais e como tal não poderia continuar.
Foi esta realidade que se combateu, foi nesse sentido que os horários foram estendidos no 1º ciclo, incluindo as actividades extracurriculares, como a Educação Física ou o Inglês, assim como se criou a figura das aulas de substituição.
Agora temos os nossos alunos mais acompanhados o que permite que os pais estejam mais descansados nos seus locais de trabalho sabendo que os seus filhos estão bem acompanhados por profissionais competentes.
Ao mesmo tempo que tudo o referido anteriormente acontecia nas escolas, durante a legislatura preconizada pelo Engenheiro José Sócrates assistiu-se ainda à correcção de um erro histórico. Falo da aposta assumida em revitalizar e apoiar incondicionalmente o ensino profissional. Hoje cerca de 50% da oferta formativa em Portugal prende-se com esta área de ensino.
Desta forma foi possível motivar milhares de jovens para os estudos, dando-lhes uma opção de vida, permitindo-lhes que apostem numa carreira profissional desde cedo e que permite que durante os seus estudos possam ver a sua profissão nascer.
Um outro ponto onde crédito tem de ser dado a este governo prende-se com o investimento feito na requalificação do parque escolar tanto do pais como do distrito. As alterações ao parque escolar em Benavente, Salvaterra de Magos, Tomar, Ourém e Abrantes constituiu um investimento de 56 milhões de euros.
Este investimento associado ao programa E-escola/ Magalhães, reconhecido a nível internacional, permitiu colocar as nossas escolas, assim como os nossos alunos, na vanguarda do ensino.
Temos de admitir que muito há para fazer na utilização das novas tecnologias no espaço escola por forma a maximizar as suas potencialidades, mas a realidade é que neste momento essa tecnologia já está disponível enquanto que há quatro anos era apenas um sonho.
É por tudo isto, e também por sentir que cada vez mais os alunos gostam da escola, que cada vez mais se verifica uma menor taxa de abandono escolar e que ano após ano a taxa de reprovações é menor, que tenho orgulho em ser professor, em ser parte activa neste processo que apenas tem como consequência Avançar Portugal.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
+ Cidadania + Igualdade
Recentemente assistiu-se na nossa cidade a um evento de grande qualidade, uma tertúlia organizada pela candidatura do Partido Socialista à Assembleia da República onde se debateram com a população temas como a cidadania e a igualdade. Este evento teve como pano de fundo o Centro Cultural do Entroncamento e contou com Jorge Lacão, Miguel Vale de Almeida, São José Lapa e Elza Pais como oradores, assim como parte significativa dos candidatos a deputados do PS por Santarém.quarta-feira, 12 de agosto de 2009
A Ferro e Fogo!
São 7h da manhã de um dia de férias... após um estrondo, que identifico como uma porta a ser arrombada, estas são as frases que oiço do outro lado da parede do meu quarto.
O prédio ao lado do meu, em especial a casa que faz parede com a dos meus pais, está a sofrer uma rusga policial.Uma medida parca nos efeitos que terá? Talvez, talvez não... Mas definitivamente, é uma medida tardia.
Nestes últimos oito anos assistimos a um degradar constante da segurança e consequentemente da qualidade de vida do bairro. Embora o Sr. Presidente da Autarquia venha, pomposamente, para os jornais dizer que não sente a insegurança quando sai tarde da Câmara, e eu acredito que não, ele que venha morar para o meu bairro. Se não souber, fica do outro lado da cidade.
Quando vim para cá morar, com cerca de 9 anos, podia ficar na rua com os meus amigos a brincar ou a jogar à bola no parque. As notícias que falávamos reportavam-se a quem tinha sido o melhor marcador do jogo do dia anterior. Hoje os miúdos do meu bairro falam da última apreensão de armas ou droga, do assassinato do sr. que toda a vida conheceram ou como vai acontecer até ao próximo acontecimento, da rusga de hoje.
É esta a estabilidade de que fala o cartaz de propaganda política do PSD que está ao fundo da rua?
Será este o conceito de segurança prometido pelo PSD na última campanha eleitoral e que agora volta a ser tirado do fundo poeirento da arca?
terça-feira, 11 de agosto de 2009
PS Lidera as Intenções de Voto
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Afinal o PSD quer ou não proibir o PC?

Como exemplos claros desta perigosa radicalização temos as atitudes na Assembleia Regional da Madeira, o tratamento dado aos vereadores da oposição na Câmara do Entroncamento, agora a proibição do Partido Comunista e a perseguição a Pedro Passos Coelho – Líder da oposição interna a Ferreira Leite – isto tudo enquanto a líder diz que seria bom suspender a democracia para por a casa na ordem. Quer-me parecer que a ordem da Dr. Ferreira Leite – que não promete nada, que não tem ideias sobre nada, que aparentemente não consegue fazer nada – afinal consegue e sabe. Sabe como fazer Portugal recuar 36 anos na sua história.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
O Papel do Professor
"O bom professor é aquele que trabalha com toda a turma, mas em que cada criança sente que ele está a falar só para ela."
A ideia de uma turma homogénea, previsível, e que recebe as informações dadas pelo professor da mesma forma e ao mesmo tempo é tão utópica como a ideia que uma sociedade permanece estável ao longo do tempo. Apenas quem não está a par da realidade escolar e quem desconhece a natureza humana é que poderá inferir a existência deste quadro.
Se há vários anos atrás, a imagem de uma turma homogénea era uma realidade na concepção de vários professores, uma vez que era do interesse político manter um mesmo nível de atitude e pensamento, esta tem vindo a desvanecer-se ao longo tempo na sequência de várias mudanças sócio económicas e políticas que alteraram esta visão.
E é na sequência do conhecimento do Professor pelos seus alunos na sua individualidade, que este se transforma num “maestro”, conduzindo cada aluno a descobrir e dar o melhor que tem dentro de si. E tal como um músico só com uma grande paixão pela sua profissão é que um professor pode encontrar dentro de si esta pluralidade de atitudes e respostas individuais essenciais para que cada criança sinta que o professor ao falar para toda a turma fala somente para ele."
terça-feira, 30 de junho de 2009
Bairros no centro da cidade sem saneamento básico
Como cidadão do Entroncamento esta posição do Presidente da Autarquia muito me entristece. Basta olharmos para o concelho de Torres Novas para percebermos que esta defesa não passa de uma desculpa, de uma máscara, para a inoperância, para a falta de visão e para o desrespeito com que este executivo trata os seus cidadãos.
Sempre que o Executivo Camarário do Entroncamento é confrontado com alguma coisa que devia ter feito e não fez, a resposta é sempre a mesma: não há melhorias no Centro de Saúde, a culpa é do governo. Não existe esquadra, a culpa é do Ministério. Não existe verba para pagar as obras previstas, a culpa é do QREN. A Estação de Caminhos de Ferro está ao abandono, a culpa é da REFER. Não há saneamento básico, a culpa é do EUROPAN. A culpa é sempre dos outros.
Temos então que perguntar, se tudo o que é feito é por mérito ou demérito dos outros, nomeadamente do governo, então o que é que este executivo está cá a fazer?
Ainda esta semana assistimos a mais um acordo firmado pelo Presidente António Rodrigues e aprovado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Centro que permitirá à Câmara de Torres Novas um encaixe de cinco milhões de euros. Enquanto que no Entroncamento, o presidente continua à espera que as coisas lhe caiam no colo.
Cá fecha o comércio, em Torres Novas abrem-se superfícies comerciais e empresas. No Entroncamento há zonas no centro da cidade que nem as condições mínimas de vida apresentam (saneamento básico) enquanto que Torres Novas já aposta na requalificação urbana por forma a dar à população uma qualidade de vida superior. O Entroncamento é cada vez mais uma cidade para dormir enquanto Torres Novas é cada vez mais uma cidade para se viver.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Devemos Perder o Comboio Europeu?
Basta olhar para este programa bem sucedido para perceber que o investimento nas obras públicas estimulará a economia portuguesa.
Mas voltando ao TGV, a pergunta impõe-se... será que Portugal se pode dar ao luxo de manter a sua localização periférica face à Europa e admitir o isolamento. Como disse em tempos a direita, orgulhosamente sós...Temos actualmente uma situação geográfica que para muitos é periférica. Não posso admitir tal posição.
tornarmos um país central no espaço euro – atlântico, são as deficientes vias de comunicação, em especial ferroviárias, que nos ligam a todo o espaço europeu. Percebe-se assim que os investimentos no Aeroporto e principalmente no TGV não só têm de avançar como já avançam tarde.Mas as afirmações do Sr Presidente da CIP teriam uma consequência imediata ainda mais grave, caso fossem seguidas.
Numa altura em que o desemprego cresce, o poder económico cai e a economia abranda, seria uma total irresponsabilidade do estado abdicar de criar postos de trabalho, de possibilitar a melhoria das condições de vida dos portugueses, de estimular a economia e de modernizar o país.
terça-feira, 5 de maio de 2009
A CÂMARA MUNICIPAL E OS SEUS NEGÓCIOS
Entroncamento é caso de estudo
sábado, 25 de abril de 2009
É impressionante o estado a que alguns políticos em Portugal chegam. Claramente a lider do PSD não luta pelo mesmo país em que eu gostaria de viver.
Onde estão os ideais de Abril e de Salgueiro Maia nesta ilustre representante de um dos maiores partidos em Portugal?
Caros amigos, é por causa deste tipo de atitudes, e de alguns que os querem matar, de devemos reforçar e continuar a lutar para manter os ideais de Abril bem vivos nos nossos corações!
VIVA O 25 DE ABRIL
sábado, 11 de abril de 2009
Vazio de Ideias
A doutora Ferreira Leite raramente fala e quando o faz revela-se sempre um autêntico disparate. Como exemplo supremo disto, relembramos a supressão da democracia defendida por esta.
Mas parece que o actual PSD segue esta linha menos democrática não só na sua direcção nacional como também ao nível local.
Na linha ideológica da líder do PSD, o Presidente da Câmara do Entroncamento recentemente caracterizou este executivo como um regime presidencialista, em que todas as decisões (ceder uma extensão eléctrica para a oposição ligar um portátil) têm de passar pela sua aprovação.
É um facto, que volta a ser confirmado com estes dois exemplos que, quando uma força política se vê vazia de ideias tem a tendência para se fechar e para utilizar meios de repressão mais fortes e directos pois o medo de perder o poder é algo que os assusta.
Gostaria de ouvir o que é que a JSD Entroncamento tem a dizer sobre o projecto para a nossa cidade, se vai seguir uma via totalitária ou pelo contrário se se apresenta aberta para o debate ideológico sem receios ou complexos.
Espero sinceramente, que a JSD, não siga a linha ideológica do seu partido. Pois se assim for encaro o futuro do PSD tão brilhante como o fundo dos cartazes onde podemos ver a cara da grande economista Doutora Manuela Ferreira Leite.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Moto Clube “Os Fenómenos” comemoraram 5º Aniversário
Os Partidos e os Autarcas
Mais um grande momento de um comentador político, Ezequiel Valadas, que consegue rivalizar com qualquer outro comentador da especialidade!
Crescer é Chocar
A Juventude do Entroncamento, ou pelo menos uma parte que mostra envolvimento na coisa pública, tem debatido a existência ou não de um suposto Conselho Municipal de Juventude na cidade.Ora pelo que me apercebi e venho a aperceber desta novela, o referido órgão existe, mas não de forma concordante com a lei. Desta forma considero que a referida adequação à legalidade deverá ser feita.
Pelo que sei, a autarquia ainda se encontra dentro do prazo legal para proceder à alteração, não sendo, a meu ver, este factor justificação para que esta saia a disparar tiros como se estivesse para cair o executivo, até porque quanto mais cedo se verificarem os ajustes, mais cedo os jovens terão o órgão a funcionar novamente e já dentro da legalidade.
No entanto devo referir que, em última análise, este episódio só vem dignificar os jovens, a juventude da nossa cidade, pois mostra que estão activos e que se preocupam com questões que afectam as suas vidas.

