sábado, 3 de maio de 2008

O Praça do Município está melhor!

O Blog Praça do Município foi hoje dotado de novas utilidades, com o intuito de melhorar as suas funcionalidades.
-.-.-
Foi adicionado um contador, que permitirá saber quantas pessoas já visitaram este espaço, e uma ferramenta de sondagens que permite levantar questões aos utilizadores.
Para além destas duas funcionalidades, também foram adicionados um campo de pesquisa, que tornará mais fácil encontrar informação dentro do blog, e uma barra de vídeos, onde pode ver pequenos filmes sobre os mais variados assuntos.
-.-.-
Estas novas características podem ser encontradas no rodapé e na barra lateral da página.

domingo, 27 de abril de 2008

Entroncamento Seguro

A petição que pode ser lida na notícia seguinte encontra-se para votação.
Penso ser da máxima importância que todos os habitantes do Entroncamento reflictam sobre o que lá está escrito pois com a escalada da insegurança, se ainda não foi, brevemente poderá ser afectado.
-.-.-
Endereço para assinar a petição:
http://www.petitiononline.com/LPES1/petition.html

Entroncamento Seguro

Esta petição destina-se a ser entregue na Câmara Municipal do Entroncamento
-.-.-
Os cidadãos do Município do Entroncamento estão cada vez mais preocupados com a dura realidade que se abate sobre as suas cabeças.
-.-.-
O Entroncamento, que era uma cidade com problemas aos mais variados níveis, era no entanto uma cidade segura para se viver. Para encontrarmos esta realidade não precisamos de ir muito atrás no tempo, cinco ou seis anos basta.
-.-.-
Neste momento a insegurança e o terror existe entre as pessoas!
É muito triste que ao falar com alguns habitantes, estes chorem pois foram ameaçados nas suas casas e sentem que alguma da qualidade de vida que tinham desapareceu completamente.
É muito triste que ao falar com um amigo ele nos conte que teve um acidente de automóvel e que passado alguns momentos se viu rodeado de pessoas que o ameaçavam fisicamente se este não se desse como culpado.
É muito triste que ao falar com as pessoas estas me digam que não podem tomar nenhuma atitude com medo de sofrer represálias.
-.-.-
Em que cidade é que vivemos? Que pais é este que permite que cidadãos de bem e cumpridores da lei vivam constantemente com esta aura de terror?
-.-.-
Como é que é possível que numa das maiores cidades do distrito de Santarém, no Entroncamento, aconteça uma rixa num bar e não existam elementos policiais disponíveis para se deslocar ao local?
Como é que é possível que uma cidadã telefone por volta das duas da manhã para a esquadra da nossa cidade a denunciar um problema que está a acontecer na via pública e a resposta que obtém do outro lado é não posso mandar ninguém porque não tenho agentes disponíveis neste momento.
-.-.-
Se bem nos recordamos a resolução do problema estrutural que é a falta de segurança no Entroncamento foi uma promessa eleitoral.
Onde é que está a nova esquadra?
-.-.-
Os habitantes do Entroncamento não aguentam mais este clima de terror, foi por isso que fizemos esta petição, exigimos uma nova esquadra no Entroncamento e exigimos o reforço do policiamento!
-.-.-
Contamos com todos para nos ajudarem a sermos bem sucedidos na nossa luta.

domingo, 20 de abril de 2008

A Verdade dos Biocombustíveis

Estamos em 2008 e a União Europeia acaba de divulgar as metas que temos que alcançar até 2020 relativamente aos combustíveis, 10% do combustível utilizado tem de ser biológico.
-.-.-
Antes que todos comecemos a festejar por se estar a avançar com um substituto ao petróleo, reduzindo a nossa dependência em relação aos combustíveis fosseis, temos de pensar na factura que implica uma mudança destas.
-.-.-
Vejamos, para se atingir a meta de 10% de biocombustíveis imposta pela União Europeia é necessário cultivar 20 a 30 milhões de hectares de terras.
-.-.-
Para se libertar esta quantidade de terreno existem duas hipóteses:
A primeira é retirar estas terras aos espaços agrícolas, reduzindo a nossa capacidade de produzir alimento aumentando assim os preços da comida à escala global.
A segunda possibilidade é roubar aos territórios virgens existentes, aumentando a desflorestação e reduzindo drasticamente a capacidade que o planeta tem para lidar com o dióxido de carbono e com o aquecimento global.
-.-.-
Para além dos possíveis impactos negativos enunciados nos parágrafos anteriores, será necessário criar uma estrutura industrial que processe e comercialize este produto, com refinarias e sistemas de transporte, sendo que estes são fontes emissoras de CO2. Assim como o próprio combustível, que continua a ser queimado e portanto mantém ou a aumenta as emissões de gases de estufa.
-.-.-
Embora tenha apresentado o panorama como negro não podemos ignorar o lado positivo.
Se conseguirmos substituir o velho motor de explosão por motores eléctricos não poluentes, então esta opção faz todo o sentido, pois possibilita que os sectores que tenham mais dificuldades ou não se consigam adaptar a energias verdadeiramente verdes possam continuar a funcionar sem estarem dependentes de uma energia que facilmente se esgotará, o petróleo.
-.-.-
De uma forma geral tenho de concordar com a meta dos 10%, mas penso que temos de ter cuidado. Os 10% fazem sentido se os outros 90 forem substituídos por energias verdadeiramente verdes.Chegou a altura de pensar mais na nossa subsistência futura do que nos nossos bolsos cheios, mas como estamos a falar de uma área muito sensível da nossa organização social, temos de ter muito cuidado com as decisões que tomamos.

No Pain No Gain!

Ontem, Sábado, 19 de Abril de 2008, participei numa actividade de paintball. Quando a actividade terminou questionei-me sobre a utilidade real de tal acção, qual o prazer de andar a disparar balas de tinta contra outras pessoas? Qual o prazer de sentir e provocar dor nos outros? Qual o prazer de nos sujarmos todos?
-.-.-
Bem, visto desta forma até parece que tal jogo será inútil. Depois de uma manhã a levar com “fogo inimigo” e com balas de tinta no corpo, a verdade é que na minha cabeça tal desporto faz sentido. Para mim, ontem, o paintball fez todo o sentido
-.-.-
É uma autêntica metáfora à simplicidade da vida. “No pain no gain”, sem luta, sem suor, sem dor não há evolução, não há ganho, não há vitória.

ME ESPONHO E PROTEJO
P'LAS BATIDAS DO MEU PEITO
TUDO É TÃO FÁCIL, TÃO ÓBVIO
QUE DÁ MEDO. GUARDO SEGREDO.
-.-.-
PRA NÃO ACABAR COM A VIDA
BUSCO E TUDO FICA ESTREITO
NAO HÁ COMO ACHAR A SAIDA
SEM PROVOCAR O DESPEITO
-.-.-
E CERTAMENTE FAZ PENSAR
QUE SEMPRE FOI ASSIM
ELES NÃO ENTENDEM
QUE SÓ AGORA ENCONTREI O FIM...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ministra da Defesa espanhola - Carme Chacón

Eu não sei se toda a polémica sobre o CV da Ministra da defesa espanhola é verdadeira ou se é mais um caso levantado por alguém que a pretende prejudicar, um pouco como aconteceu com José Sócrates em Portugal.

O que eu sei é que, seja homem ou mulher, esteja grávida ou não, desde que faça um bom trabalho à frente do seu Ministério merece todo crédito e todo o respeito.
Pela parte que me toca, não me choca ver uma mulher grávida a passar revista às tropas.

Para todos os homens que ainda vivem no século XX, e para alguns do séc. XIX, por favor acordem! Estamos no séc. XXI, e o que é preciso é fazer o trabalho bem feito. Pouco me importa se é por um homem ou por uma mulher.

Sporting Vs. Benfica de 16 de Abril de 2008

Muito recentemente assisti a um jogo, digo grande espectáculo, da Taça de Portugal. Foram 90m de emoção, o coração a bater... A pergunta impõe-se: Onde andaram estas equipas o resto da época?

Quando todos pensávamos que o Benfica e o Sporting se estavam a preparar para irem jogar para a liga dos últimos, eis que ambas as equipas se lembram de quem são e fazem o melhor jogo da época, ou das últimas épocas.

Estivemos perante um jogo que mais fez lembrar o campeonato inglês. Mais parecia um Manchester – Arsenal ou um Liverpool – Chelsea do que um jogo da Liga Portuguesa.
Isto sim é o verdadeiro espectáculo do futebol, são estes jogos que fazem deste desporto o maior espectáculo do mundo.

Parabéns às duas equipas, pelo jogo que fizeram e principalmente por mostrarem que em Portugal também se pode ter futebol espectáculo. Já chega de suspeição, de mediocridade. Se temos valor vamos usá-lo!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Professor irritado destrói portátil de aluno!

...
Este vídeo é um bom exemplo do extremo em que um professor pode cair quando levado à exaustão por um aluno.

O vídeo que vai ver a seguir foi gravado recentemente no Instituto de Economia Aplicada em Montreal. O professor aparentemente perde a calma com um estudante que passou a aula a perturbar com perguntas descabidas e a sugerir que a forma como ele ensinava era muito chata.

No entanto o que devemos focar aqui é a reacção de apoio ao professor por parte dos colegas de turma.


sábado, 1 de março de 2008

Sporting Vs. Benfica



Deixo-vos com algumas das coisas boas que um Sporting - Benfica pode trazer...!

Sem Comentários

Portugal tem qualidade musical!



Nos dois artigos anteriores optei por escolher um grande senhor do house mundial por forma a mostrar que Portugal tem musica de grande qualidade.
-.-.-
Talvez o tenha escolhido pelo tipo de música, pela fama que já tem ou pela qualidade do seu som. Ou então fi-lo por tudo isso e pelas emoções que ele passa.
Se falamos de música falamos de emoções!
-.-.-
É claro que poderia ir buscar outros nomes, contemporâneos, da nossa música para mostrar a nossa qualidade, Dulce Pontes, Mariza ou Madredeus.
-.-.-
No entanto não são estes nomes consagrados para os quais eu gostaria de chamar a atenção. O artista do vídeo que acompanha esta mensagem( T.T.), e a música em questão (Dança Este Som), representam uma nova geração de artistas em que a qualidade é nota dominante.
-.-.-
Gostaria de agradecer ao governo de Portugal por ter começado a pensar nesta arte e ter obrigado as nossas rádios a passar mais música portuguesa e em especial mais música portuguesa recente.
-.-.-
Sem deixar de lembrar que o trabalho não está acabado e que muito é preciso ainda fazer para que a nossa música atinja índices de popularidade e de vendas como assistimos com grupos estrangeiros, quero deixar os parabéns a Portugal por começar a apostar nos seus músicos.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Melhor DJ Português Não Perde Qualidades



Dj Vibe & Pete Tha Zouk vs Superchumbo - Dirty

O Melhor DJ Português



DJ Vibe

90's So Get Up - Underground Sound Of Lisbon

Este DJ marcou, e continua a marcar,os jovens portugueses com a sua música.

O Melhor DJ do Mundo




Tiesto na Arena de Amsterdão
Estádio do Ajax

O nome desta música é Lethal Industry!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Grito de Mudança

Fernando Pessoa, viveu entre 1888 e 1935, e conviveu de perto com vários tipos de Portugal. Desde a prosperidade que se viveu no reinado de D. Carlos, embora com grande conturbação política, passando pelo regicídio, pela instabilidade da primeira república e terminando na estabilidade opressiva do Estado Novo ou República Corporativista.
...
Esta salada política com que o poeta se deleitou ao longo da sua vida permitiu-lhe produzir um tipo de escrita riquíssimo.
...
Como podemos verificar nos excertos do poema Opiário transcritos no artigo anterior, Fernando Pessoa possui na sua escrita uma intemporalidade que não passa sem se fazer notar.
...
Nestas quadras encontramos claramente retractado o Portugal do Séc. XXI, um Portugal que gostava de ser as coisas fortes, mas que continua pedindo esmola às portas da alegria, às portas da Europa.
...
Portugal é hoje um país que anseia por se equiparar aos países de topo na Europa, é um país que vive com a realidade de competir com esses países, é um país que tem de viver e sobreviver com as mesmas regras que essas superpotências utilizam.
...
Penso no entanto que somos um pais em franco crescimento político e finalmente em convergência com a Europa, mas que tem obrigatoriamente de sair da estagnação social em que continua.
...
Esta é talvez a parte mais difícil de todo o processo europeu e é também aqui que devemos ter Fernando Pessoa e a sua escrita como exemplo.
...
Como o autor, a população portuguesa, ou pelo menos a sua grande maioria, encontra-se em convalescença pelo momento que está a passar. As pessoas têm de limpar os cacos da recessão e apostar em fazer o país crescer.
...
Ver passar a vida faz-me tédio. A vida tem de ser vivida de forma crítica para obter valor, não podemos deixar que nos imponham verdades sem as questionarmos. Esta é a revolução de que Portugal necessita no raiar do Séc. XXI, a revolução intelectual. A apatia em que os nossos cidadãos vivem é hoje o principal entrave ao nosso desenvolvimento.
...
A 25 de Abril de 1974 Portugal viveu um dos dias mais gloriosos da sua história, o dia em que se fez a revolução política que me permite estar hoje aqui a escrever e a questionar a ordem das coisas livremente.
...
Agora falta a revolução intelectual, a revolução que faça com que a população portuguesa questione e se “imiscua” de forma positiva na coisa pública. Só assim Portugal pode deixar de pedir esmola às portas da alegria e passar a ser as coisas fortes, passar a ser uma superpotência europeia.

Fernando Pessoa

Por isso eu tomo ópio. É um remédio
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a Vida faz-me tédio.

(...)

Eu fingi que estudei engenharia.
Vivi na Escócia. Visitei a Irlanda.
Meu coração é uma avózinha que anda
Pedindo esmola às portas da Alegria.

(...)

Volto à Europa descontente, e em sortes
De vir a ser um poeta sonambólico.
Eu sou monárquico mas não católico
E gostava de ser as coisas fortes.


Excertos de Opiário de Fernando Pessoa

domingo, 6 de janeiro de 2008

Se está grávida não fume!

Se a luz significa as coisas boas e puras, a sombra é o seu oposto. Representa o lado negro, a tristeza, o mal. A utilização da sombra nesta composição aumenta a força dramática da mensagem que se quer transmitir.
...
Fumar enquanto está grávida mata o seu bebé.
...
Estamos perante uma afirmação que possui um forte cariz dramático e negativo. Mas a moldagem da obra a partir de sombras eleva a mensaguem que se quer passar para um domínio muito mais expressivo, muito mais chocante.
...
Estudo sobre sombras
Andreia Godinho

A CÂMARA MUNICIPAL E OS SEUS NEGÓCIOS


Infelizmente, e como cidadão interessado pelo que se passa na minha cidade, tenho de me questionar quanto a algumas decisões que este executivo camarário tem tomado.
...
Neste texto vou falar dos prós e dos contras da adesão à empresa Águas do Centro, que pertence ao grupo Águas de Portugal.
...
Quando em 30 de Junho de 2007 a Assembleia Municipal votou favoravelmente a adesão à empresa das Águas do Centro, com os votos favoráveis da maioria PSD e os votos contra da oposição, hipotecou, a meu ver, o futuro do fornecimento da água de forma racional e económica ao Entroncamento.
...
Com esta decisão abre-se caminho para que o tratamento dos esgotos domésticos, tal como o abastecimento de água em alta, ou seja desde a captação até aos depósitos, passe a ser garantido pelas Águas do Centro. Assegurando assim a empresa a parte mais rentável deste processo, a que implica menos gastos a médio e longo prazo.
...
No entanto, a Câmara continua a ser responsável pelas dezenas de metros de condutas que fazem a ligação dos esgotos entre as habitações e a estação de tratamento de águas residuais, assim como do abastecimento em baixa, dos depósitos até as casas, passando a adquirir (comprar) a água à mesma empresa. Ficando a autarquia com a parte menos rentável, estamos a falar da manutenção de centenas de metros de condutas de esgotos e de água que existem por baixo do Entroncamento.
...
Como contrapartida deste negócio, as águas do centro comprometeram-se a construir uma ETAR (estação de tratamento) que servirá o Entroncamento e a Barquinha, a construir uma estação elevatória para servir a ETAR e um reservatório de água na zona sul, com ligação ao reservatório do Casal do Grilo.
...
Este negócio contempla ainda a cedência por parte da Câmara de três captações de água, dos reservatórios do Casal do Grilo e das Vaginhas, das condutas de ligação entre a EPAL e o reservatório do Casal do Grilo e ainda de quase meio milhão de euros.
...
Significa isto que a Câmara Municipal, que é hoje dona de grande parte da água que consome vai dar essa mesma água a uma empresa, assim como os reservatórios onde esta é armazenada, passando depois a comprá-la, e ainda paga meio milhão de Euros para se juntar à empresa.
...
Embora seja evidente, a pergunta impõe-se, quem é que vai pagar isto tudo?
...
Depois de ler vários artigos e alguns estudos concluo que sou eu e você... Pelo menos a água já aumentou, e o aumento poderá chegar aos 50%. No caso do saneamento básico e da recolha do lixo, este aumento poderá chegar aos 130%.
...
Eu penso que nesta situação se a CME pretendia aderir a este tipo de soluções deveria equacionar todos os cenários, dever-se-ia ter aberto um concurso público, e então mediante as hipóteses escolher a melhor opção para o Entroncamento.
...
Lamento a enorme falta de sensibilidade social da parte da Câmara que não equacionou a realidade de que ao tomar decisões destas irá agravar as dificuldades económicas das famílias. Ou se equacionou então estamos perante uma situação que mostra o pouco valor que esta Câmara dá aos habitantes do Entroncamento, pois prefere hipotecar um bem essencial e sobrecarregar-nos com as despesas desse processo.

A Camuflagem

Gostaria, para começar, e visto que esta é a minha 1ª intervenção de 2008, de desejar um bom ano para todos os leitores deste blog.
...
Andreia Godinho nasceu em Tomar a 27 de Julho de 1980, e cedo desenvolveu um gosto especial pela arte, área que escolheu para concluir o secundário. Actualmente estuda Artes Plásticas - Pintura no IPT de Tomar e mora na cidade dos combóios, o grandioso Entroncamento.
...

A camuflagem sempre foi uma realidade na natureza, os animais utilizam-na para sobreviverem.
Nos finais do século XIX o ser humano começou a perceber este processo de sobrevivência e a adptá-lo a si, em especial para fins militares.
Agora os artistas também utilizam esta técnica para criar verdadeiras obras de arte. Na imagem que acompanha este artigo, a artista Andreia Godinho utiliza um modelo humano para criar a harmonia entre o intruso e o ambiente que o rodeia.
...
Estudo sobre a camuflagem
Andreia Godinho

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Faithless

...
We think we're heroes, we think we're kings
We plan all kinds of fabulous things
Oh look how great we have become.
...
So much more than I thought this world could ever hold!!
...
We're just children, we're just dust
We are small and we are lost
And we're nothing, nothing at all.
...
One bomb, the whole block gone
Can't find my children and dust covers the sun
Everywhere is noise, panic and confusion
But to some, another fun day in Babylon
I'm going to bury my wife and dig up my gun
My life is done, so now … I got to kill someone.
...
How can I change the world if I can't even change myself?
I cannot change the way I am?
I don't know, I don't know.
...
I need a mirror for my spirit,
Yes, can you feel it?
When I get deep, want to hear myself sleep,
Not drowning, just tumbling around and around in the voices
Like a crowd in my head so loud,
I wonder what it's like to be dead,
I hope it's quiet, noise in my head like a riot,
Any remedy you have for me I'll try it.
Just below my skin I'm screaming...
...
So much heaven, so much hell
So much love, so much pain
So much more than I thought this world could ever contain
So much war, so much soul
One man's loss, another man's goal…
...
So much more than I thought this world can ever hold!!

...
Mário Gonçalves
Poema feito a partir de letras musicais