domingo, 15 de fevereiro de 2009

Os Barcos


Viajar é um dos prazeres da vida... conhecer outras culturas, outras vidas, outros povos.
Os barcos foram pintados após uma visita ao museu Van Gogh. Não sendo uma tentativa de copiar este grande mestre, é na realidade uma pintura que nasce da sua influência.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DEPOIS...

Depois... de tudo o que
Se vive,
Se sofre,
Depois... de tudo o que
Se aprende,
Se pensa,
Depois... de tudo o que
Se odeia,
Se adora,
Depois... de tudo o que
Se critica,
Se aceita,
Depois... de tudo o que
Se constrói,
Se destrói,

Depois de tudo...
Fica o que se ama!


Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa, 26 de Janeiro de 2009

Quinta do Bill



Um grande poema, uma grande música, um grande grupo.
A Destrito de Santarém tem de ter orgulho nos seus filhos, nas suas tradições, na sua história.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cala-se a voz tão esperada
No tempo dentro do medo
Cadente e mortiça e desgarrada
Encontrei a força bem cedo

Solta de tudo
Causa desespero
Indiferente a tudo
Durante o tempo que espero

Não quero mais
Este açúcar consome
O que de doce
Nas veias me corre

Olho em frente
Para o fado
Com olhar dormente
Luz que queima este prado

Finalmente o momento
Das esperadas palavras
Enquanto grito e rebento.


Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa e Entroncamento,
17 de Janeiro de 2009

Análise da Situação da Câmara de Lisboa

MANHÃ

É manhã, acordo!
...
O sonho mantém o corpo imóvel.
De sentido tão preso
Livre como um pássaro sem pouso
Atado a um laço suave, macio e lindo.
...
É manhã, desperto!
...
O sorriso tão perto
Na ponta do dedo
Sinto a sua ternura
Sinto o seu segredo.
...
É manhã, adormeço!
...
O som ritmado aumenta
Numa cadência sentida
Sinto a cabeça perdida
Numa emoção que se aguenta
...
É manhã, regresso!
...
Regresso à vida meio perdido
O sonho que me prende e acorda
Mantém-se, de olhos abertos vejo o mundo
Um mundo em que és a verdade que ofusca o segredo!
...
É manhã, ...!
...
Podiamos ter nada... temos tudo,
Quando o mundo de olhos vendados
E ouvidos tapados
Nos deixa ser um só olhar,
Nos deixa ser um só tocar,
Nos deixa ser um só beijar,
Nos deixa ser um só.


Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa e Entroncamento,
16 de Janeiro de 2009

Que Rumo Para as Autarquias

domingo, 7 de dezembro de 2008

A Democracia da Laranja

Recentemente temos vindo a assistir a variadas manifestações de uma interpretação muito própria do conceito de democracia por parte de um dos maiores partidos em Portugal.
-.-.-
O Partido Social Democrata tem mostrado, começando pela sua líder, Manuela Ferreira Leite, passando pela Assembleia Regional da Madeira, na pessoa do seu Presidente, e terminando no Município do Entroncamento, com o excelentíssimo Presidente da Autarquia, o Sr. Jaime Ramos, que a democracia alcançada pelos portugueses em 25 de Abril 1974 não é uma preocupação nem uma realidade que este partido procure respeitar.
-.-.-
Podemos começar pela Dra. Ferreira Leite e a sua dúvida existencial: “Não seria bom haver seis meses sem democracia para por tudo na ordem?”. Após estas afirmações a presidente do PSD disse ainda que pretendia “marcar a diferença perante a política”.
Quando se pretende acabar com a democracia tem-se todas as razões para se fazer tal afirmação, acabar com a democracia é definitivamente marcar a diferença.
-.-.-
Mas os exemplos de atropelo à democracia dados por este partido continuam noutros quadrantes da vida política portuguesa.
-.-.-
Temos o caso da suspensão do deputado do PND na Madeira. O PSD Madeira ignorou completamente a constituição, assim como o mandato que os eleitores atribuíram ao deputado, e decretou uma suspensão inconstitucional.
-.-.-
Recentemente “o Presidente da Assembleia” Regional da Madeira “mandou cortar a transmissão do circuito interno televisivo para os gabinetes dos outros grupos parlamentares”, a oposição, “e para a sala de imprensa”. Esta medida veio no seguimento de outra que atrasou as emissões públicas desta Assembleia em 5m por forma a poder ser exercido um controle sobre o que passa para a opinião pública, o chamado lápis azul de outros tempos.
-.-.-
Mas no Entroncamento também não nos podemos orgulhar de ter um PSD respeitador da oposição e dos princípios democráticos.
-.-.-
Os vereadores da oposição vêem constantemente o seu estatuto do direito de oposição democrática ser violado quando pretendem consultar os processos que estão a ser tratados na autarquia e lhes é exigido que peçam autorização ao presidente, ou quando recebem a informação com pouca antecedência para as reuniões.
-.-.-
O artigo 4º do Estatuto do Direito de Oposição Democrática diz no seu N.º 2 “As informações devem ser prestadas directamente e em prazo razoável, aos órgãos ou estruturas representativas dos partidos políticos e demais titulares do direito de oposição”. O artigo 5º do mesmo estatuto refere-se ainda no seu n.º 4 ao dever que a oposição tem de consultar a documentação.
-.-.-
Como as informações não são dadas nem livremente nem em tempo útil a oposição vê o seu trabalho castrado e diminuído e em algumas vezes impossibilitado.
-.-.-
Um bom exemplo desta castração, desta impossibilidade de contributo, foi o caso da participação na elaboração do orçamento para o próximo ano. Curiosamente foi pedida a opinião à oposição após o texto já finalizado ter sido apresentado.
-.-.-
É curioso que no Entroncamento se afastem os elementos da oposição, titulares de direitos consagrados na constituição e na lei, da elaboração de um texto tão importante como este, quando em vários países já se discute, e em outros já se aplica o orçamento participativo. Onde a população é chamada a construir o orçamento em conjunto com o poder político.
-.-.-
Podemos apenas concluir, pelo que foi dito anteriormente, que o PSD não se revê na nossa constituição quando esta afirma que “a República Portuguesa é um Estado de Direito Democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas”.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Verdadeira Comédia Portuguesa

Está de morrer a rir... não se pode perder!

Falta Respeito Pelo Nosso Planeta

A falta de respeito que o Homem tem por si e pela Terra é gritante!

Porque será que a espécie de primata, supostamente mais evoluída do planeta, e que se designa por Homem continua teimosamente a colocar-se a si e aos outros seres vivos em perigo.

A humanidade está, como todos sabemos, a atravessar uma crise global. As razões desta crise são variadas: o abrandamento dos mercados imobiliários, o aumento dos preços do petróleo, etc..
Estamos, em suma, perante um grave problema financeiro que se sente maioritariamente no seu bolso e no meu.

O que eu considero curioso no meio desta crise é que questões de real importância como o planeamento sustentado do nosso e do futuro do planeta não está em cima da mesa, nem está nos projectos das grandes potências como os EUA.

O nosso planeta está doente. A qualidade do ar e da água é cada vez pior. Vejamos o caso de Pequim, em que o ar está de tal maneira poluído que nem se vê o céu num dia sem nuvens.
Vejamos os casos do Camboja e do Vietname, locais onde 85% das espécies de primatas está em vias de extinção.
Vejamos os casos da Amazónia onde diariamente milhares de hectares de floresta são abatidos, ou do Árctico onde o gelo não para de derreter.

Perante este cenário eu pergunto-me :
Será que vamos conseguir viver numa terra em que não exista nem oxigénio nem água potável, em que não existam nem pássaros nem peixes, em que os nossos filhos não poderão ter um animal de estimação pois os seus antepassados exterminaram todos os que existiam?

Muitos, ao lerem este texto, poderão pensar que estou a ser drástico, será?
Eu penso que está na altura de agir...
Temos de deixar de cortar a floresta e começar a plantá-la.
Temos de deixar de caçar as espécies em risco de extinção.
Temos de nos educar.
Temos de utilizar energias renováveis, o petróleo é a energia do século XIX.O hidrogénio é o elemento mais abundante do universo, se já desenvolvemos a tecnologia para o utilizar de forma limpa então temos de o tornar a nossa base energética.

domingo, 25 de maio de 2008

"Os Homens São Mulheres Avariadas"

Nuno Markl - "Os Homens São Mulheres Avariadas"

"O que os cientistas descobriram agora é que o cromossoma Y (que, no fundo, é o que faz de nós homens - não a tropa) é, no fim de contas, uma versão degradada, estragada e avariada do cromossoma X."

in Activa


Carregue na imagem para ler o artigo todo!





sábado, 3 de maio de 2008

O Praça do Município está melhor!

O Blog Praça do Município foi hoje dotado de novas utilidades, com o intuito de melhorar as suas funcionalidades.
-.-.-
Foi adicionado um contador, que permitirá saber quantas pessoas já visitaram este espaço, e uma ferramenta de sondagens que permite levantar questões aos utilizadores.
Para além destas duas funcionalidades, também foram adicionados um campo de pesquisa, que tornará mais fácil encontrar informação dentro do blog, e uma barra de vídeos, onde pode ver pequenos filmes sobre os mais variados assuntos.
-.-.-
Estas novas características podem ser encontradas no rodapé e na barra lateral da página.

domingo, 27 de abril de 2008

Entroncamento Seguro

A petição que pode ser lida na notícia seguinte encontra-se para votação.
Penso ser da máxima importância que todos os habitantes do Entroncamento reflictam sobre o que lá está escrito pois com a escalada da insegurança, se ainda não foi, brevemente poderá ser afectado.
-.-.-
Endereço para assinar a petição:
http://www.petitiononline.com/LPES1/petition.html

Entroncamento Seguro

Esta petição destina-se a ser entregue na Câmara Municipal do Entroncamento
-.-.-
Os cidadãos do Município do Entroncamento estão cada vez mais preocupados com a dura realidade que se abate sobre as suas cabeças.
-.-.-
O Entroncamento, que era uma cidade com problemas aos mais variados níveis, era no entanto uma cidade segura para se viver. Para encontrarmos esta realidade não precisamos de ir muito atrás no tempo, cinco ou seis anos basta.
-.-.-
Neste momento a insegurança e o terror existe entre as pessoas!
É muito triste que ao falar com alguns habitantes, estes chorem pois foram ameaçados nas suas casas e sentem que alguma da qualidade de vida que tinham desapareceu completamente.
É muito triste que ao falar com um amigo ele nos conte que teve um acidente de automóvel e que passado alguns momentos se viu rodeado de pessoas que o ameaçavam fisicamente se este não se desse como culpado.
É muito triste que ao falar com as pessoas estas me digam que não podem tomar nenhuma atitude com medo de sofrer represálias.
-.-.-
Em que cidade é que vivemos? Que pais é este que permite que cidadãos de bem e cumpridores da lei vivam constantemente com esta aura de terror?
-.-.-
Como é que é possível que numa das maiores cidades do distrito de Santarém, no Entroncamento, aconteça uma rixa num bar e não existam elementos policiais disponíveis para se deslocar ao local?
Como é que é possível que uma cidadã telefone por volta das duas da manhã para a esquadra da nossa cidade a denunciar um problema que está a acontecer na via pública e a resposta que obtém do outro lado é não posso mandar ninguém porque não tenho agentes disponíveis neste momento.
-.-.-
Se bem nos recordamos a resolução do problema estrutural que é a falta de segurança no Entroncamento foi uma promessa eleitoral.
Onde é que está a nova esquadra?
-.-.-
Os habitantes do Entroncamento não aguentam mais este clima de terror, foi por isso que fizemos esta petição, exigimos uma nova esquadra no Entroncamento e exigimos o reforço do policiamento!
-.-.-
Contamos com todos para nos ajudarem a sermos bem sucedidos na nossa luta.

domingo, 20 de abril de 2008

A Verdade dos Biocombustíveis

Estamos em 2008 e a União Europeia acaba de divulgar as metas que temos que alcançar até 2020 relativamente aos combustíveis, 10% do combustível utilizado tem de ser biológico.
-.-.-
Antes que todos comecemos a festejar por se estar a avançar com um substituto ao petróleo, reduzindo a nossa dependência em relação aos combustíveis fosseis, temos de pensar na factura que implica uma mudança destas.
-.-.-
Vejamos, para se atingir a meta de 10% de biocombustíveis imposta pela União Europeia é necessário cultivar 20 a 30 milhões de hectares de terras.
-.-.-
Para se libertar esta quantidade de terreno existem duas hipóteses:
A primeira é retirar estas terras aos espaços agrícolas, reduzindo a nossa capacidade de produzir alimento aumentando assim os preços da comida à escala global.
A segunda possibilidade é roubar aos territórios virgens existentes, aumentando a desflorestação e reduzindo drasticamente a capacidade que o planeta tem para lidar com o dióxido de carbono e com o aquecimento global.
-.-.-
Para além dos possíveis impactos negativos enunciados nos parágrafos anteriores, será necessário criar uma estrutura industrial que processe e comercialize este produto, com refinarias e sistemas de transporte, sendo que estes são fontes emissoras de CO2. Assim como o próprio combustível, que continua a ser queimado e portanto mantém ou a aumenta as emissões de gases de estufa.
-.-.-
Embora tenha apresentado o panorama como negro não podemos ignorar o lado positivo.
Se conseguirmos substituir o velho motor de explosão por motores eléctricos não poluentes, então esta opção faz todo o sentido, pois possibilita que os sectores que tenham mais dificuldades ou não se consigam adaptar a energias verdadeiramente verdes possam continuar a funcionar sem estarem dependentes de uma energia que facilmente se esgotará, o petróleo.
-.-.-
De uma forma geral tenho de concordar com a meta dos 10%, mas penso que temos de ter cuidado. Os 10% fazem sentido se os outros 90 forem substituídos por energias verdadeiramente verdes.Chegou a altura de pensar mais na nossa subsistência futura do que nos nossos bolsos cheios, mas como estamos a falar de uma área muito sensível da nossa organização social, temos de ter muito cuidado com as decisões que tomamos.

No Pain No Gain!

Ontem, Sábado, 19 de Abril de 2008, participei numa actividade de paintball. Quando a actividade terminou questionei-me sobre a utilidade real de tal acção, qual o prazer de andar a disparar balas de tinta contra outras pessoas? Qual o prazer de sentir e provocar dor nos outros? Qual o prazer de nos sujarmos todos?
-.-.-
Bem, visto desta forma até parece que tal jogo será inútil. Depois de uma manhã a levar com “fogo inimigo” e com balas de tinta no corpo, a verdade é que na minha cabeça tal desporto faz sentido. Para mim, ontem, o paintball fez todo o sentido
-.-.-
É uma autêntica metáfora à simplicidade da vida. “No pain no gain”, sem luta, sem suor, sem dor não há evolução, não há ganho, não há vitória.

ME ESPONHO E PROTEJO
P'LAS BATIDAS DO MEU PEITO
TUDO É TÃO FÁCIL, TÃO ÓBVIO
QUE DÁ MEDO. GUARDO SEGREDO.
-.-.-
PRA NÃO ACABAR COM A VIDA
BUSCO E TUDO FICA ESTREITO
NAO HÁ COMO ACHAR A SAIDA
SEM PROVOCAR O DESPEITO
-.-.-
E CERTAMENTE FAZ PENSAR
QUE SEMPRE FOI ASSIM
ELES NÃO ENTENDEM
QUE SÓ AGORA ENCONTREI O FIM...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ministra da Defesa espanhola - Carme Chacón

Eu não sei se toda a polémica sobre o CV da Ministra da defesa espanhola é verdadeira ou se é mais um caso levantado por alguém que a pretende prejudicar, um pouco como aconteceu com José Sócrates em Portugal.

O que eu sei é que, seja homem ou mulher, esteja grávida ou não, desde que faça um bom trabalho à frente do seu Ministério merece todo crédito e todo o respeito.
Pela parte que me toca, não me choca ver uma mulher grávida a passar revista às tropas.

Para todos os homens que ainda vivem no século XX, e para alguns do séc. XIX, por favor acordem! Estamos no séc. XXI, e o que é preciso é fazer o trabalho bem feito. Pouco me importa se é por um homem ou por uma mulher.

Sporting Vs. Benfica de 16 de Abril de 2008

Muito recentemente assisti a um jogo, digo grande espectáculo, da Taça de Portugal. Foram 90m de emoção, o coração a bater... A pergunta impõe-se: Onde andaram estas equipas o resto da época?

Quando todos pensávamos que o Benfica e o Sporting se estavam a preparar para irem jogar para a liga dos últimos, eis que ambas as equipas se lembram de quem são e fazem o melhor jogo da época, ou das últimas épocas.

Estivemos perante um jogo que mais fez lembrar o campeonato inglês. Mais parecia um Manchester – Arsenal ou um Liverpool – Chelsea do que um jogo da Liga Portuguesa.
Isto sim é o verdadeiro espectáculo do futebol, são estes jogos que fazem deste desporto o maior espectáculo do mundo.

Parabéns às duas equipas, pelo jogo que fizeram e principalmente por mostrarem que em Portugal também se pode ter futebol espectáculo. Já chega de suspeição, de mediocridade. Se temos valor vamos usá-lo!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Professor irritado destrói portátil de aluno!

...
Este vídeo é um bom exemplo do extremo em que um professor pode cair quando levado à exaustão por um aluno.

O vídeo que vai ver a seguir foi gravado recentemente no Instituto de Economia Aplicada em Montreal. O professor aparentemente perde a calma com um estudante que passou a aula a perturbar com perguntas descabidas e a sugerir que a forma como ele ensinava era muito chata.

No entanto o que devemos focar aqui é a reacção de apoio ao professor por parte dos colegas de turma.