quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Futuro do Sporting

Não é de todo aconselhável que um clube com a dimensão do Sporting, e com os objectivos tanto nacionais como europeus, mantenha o clima de luta interna que se verifica.

Se já existiam duas facções a lutarem ideologicamente pelo futuro do clube, sem pensarem na estabilidade que a equipa precisa para alcançar os seus intuitos, agora surge um terceiro grupo, a Associação de Adeptos Sportinguistas.

Vêm afirmar-se como defensores do clube e da sua estabilidade. Não critico os seus objectivos, pois partilho-os, mas condeno a forma como o estão a fazer.

É totalmente inaceitável que estas três facções façam a sua luta na comunicação social. Os problemas do clube devem ser discutidos no seu seio. As várias visões devem ser confrontadas para se definir uma linha para o clube, mas internamente.

sábado, 25 de abril de 2009

É impressionante o estado a que alguns políticos em Portugal chegam. Claramente a lider do PSD não luta pelo mesmo país em que eu gostaria de viver.

Onde estão os ideais de Abril e de Salgueiro Maia nesta ilustre representante de um dos maiores partidos em Portugal?

Caros amigos, é por causa deste tipo de atitudes, e de alguns que os querem matar, de devemos reforçar e continuar a lutar para manter os ideais de Abril bem vivos nos nossos corações!

VIVA O 25 DE ABRIL

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Pseudo Crise do Benfica

Sendo verdade que os resultados de uma equipa que possui um plantel com tanta qualidade e tão dispendioso, como é o caso do Benfica, são abaixo do expectável. E sendo também verdade que as exigências a este clube são bastante elevadas, não podendo ser de outra forma, tendo em conta que estamos a falar do campeonato português. Não deixa de me surpreender tanto alarido que se faz em torno do actual momento do Benfica.

A mim, parece-me que esta instabilidade não segue o sentido de fora para dentro, como quer fazer crer Luís Filipe Vieira ao acusar a comunicação social, em especial Paulo Fernandes. Mas sim de dentro para fora.


A forte contestação dos adeptos parece estar a causar bastantes mossas nos órgãos de gestão do clube, levando a que estes se desdobrem em comunicados e conferências.


No meu entendimento o Benfica, a sua direcção e os adeptos estão a esquecer-se de dois pontos importantíssimos nestas coisas do futebol.


Em primeiro lugar, o Benfica esta época está melhor que na temporada passada, levando-me a constatar que tem havido uma evolução positiva.


Em segundo lugar, e sendo o ponto mais importante, um projecto ganhador não se constrói numa época. Um projecto desta magnitude demora anos a solidificar.


Sigamos o caso do futebol inglês. Sir Alex Fergusson é treinador do Manchester há cerca de 20 anos, já teve momentos bons e maus. Wenger é treinador do Arsenal há anos, já ganhou títulos, mas nos últimos tempos a equipa anda afastada das conquistas, no entanto a direcção assumiu o compromisso de reestruturar o clube com este treinador e é o que tem feito.


Parece-me que os adeptos e os dirigentes portugueses tem de aprender a ser mais pacientes com os seus clubes. Somos o povo dos “brandos costumes” e esquecemo-nos de os aplicar ao futebol.

sábado, 11 de abril de 2009

Vazio de Ideias

A nova imagem do PSD, onde Manuela Ferreira Leite aparece sobre um fundo negro, é uma grande analogia para o vazio de ideias porque este partido está a passar, e para o futuro de Portugal se o PSD fosse governo.

A doutora Ferreira Leite raramente fala e quando o faz revela-se sempre um autêntico disparate. Como exemplo supremo disto, relembramos a supressão da democracia defendida por esta.

Mas parece que o actual PSD segue esta linha menos democrática não só na sua direcção nacional como também ao nível local.

Na linha ideológica da líder do PSD, o Presidente da Câmara do Entroncamento recentemente caracterizou este executivo como um regime presidencialista, em que todas as decisões (ceder uma extensão eléctrica para a oposição ligar um portátil) têm de passar pela sua aprovação.

É um facto, que volta a ser confirmado com estes dois exemplos que, quando uma força política se vê vazia de ideias tem a tendência para se fechar e para utilizar meios de repressão mais fortes e directos pois o medo de perder o poder é algo que os assusta.

Gostaria de ouvir o que é que a JSD Entroncamento tem a dizer sobre o projecto para a nossa cidade, se vai seguir uma via totalitária ou pelo contrário se se apresenta aberta para o debate ideológico sem receios ou complexos.

Espero sinceramente, que a JSD, não siga a linha ideológica do seu partido. Pois se assim for encaro o futuro do PSD tão brilhante como o fundo dos cartazes onde podemos ver a cara da grande economista Doutora Manuela Ferreira Leite.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Moto Clube “Os Fenómenos” comemoraram 5º Aniversário


"Os Fenómenos", Moto Club do Entroncamento, comemoraram ontém, dia 2009-03-15, o seu 5º aniversário. Pelos grandes amigos que tenho nesse clube gostaria de lhes desejar os parabéns.

Os Partidos e os Autarcas



Mais um grande momento de um comentador político, Ezequiel Valadas, que consegue rivalizar com qualquer outro comentador da especialidade!

Estação do Entroncamento



Gostaria que os amantes de pintura que visitem este blog me dissessem de que forma ligam a pintura ao título.


Fico curiosamente à espera!!!

Crescer é Chocar

A Juventude do Entroncamento, ou pelo menos uma parte que mostra envolvimento na coisa pública, tem debatido a existência ou não de um suposto Conselho Municipal de Juventude na cidade.
Ora pelo que me apercebi e venho a aperceber desta novela, o referido órgão existe, mas não de forma concordante com a lei. Desta forma considero que a referida adequação à legalidade deverá ser feita.

Pelo que sei, a autarquia ainda se encontra dentro do prazo legal para proceder à alteração, não sendo, a meu ver, este factor justificação para que esta saia a disparar tiros como se estivesse para cair o executivo, até porque quanto mais cedo se verificarem os ajustes, mais cedo os jovens terão o órgão a funcionar novamente e já dentro da legalidade.

No entanto devo referir que, em última análise, este episódio só vem dignificar os jovens, a juventude da nossa cidade, pois mostra que estão activos e que se preocupam com questões que afectam as suas vidas.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

És Linda

Escrever-te é amar
Sem receio de falhar.

Livre como és
Inventas sentidos
Na minha escrita unidos
Depois perdidos
Antes a teus pés.


Mário André Balsa Gonçalves
Entroncamento, 30 de Janeiro de 2009

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lugar na Serra


Um pouco na linha artística de “Os Barcos”, embora não tendo sido pintado como sequência, o quadro “Lugar na Serra” revela uma vez mais o meu gosto pelo impressionismo. Este quadro foi pintado como prenda em 2001 e foi a minha 1ª pintura em tela.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

...

Mais um dia começa
Carrega o sono
Sair do teu sonho
Algo que me impeça.

Quero dormir
Este sonho acordado
Na beleza me sentir
Em teus olhos enredado.

Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa, 26 de Janeiro de 2009

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Os Barcos


Viajar é um dos prazeres da vida... conhecer outras culturas, outras vidas, outros povos.
Os barcos foram pintados após uma visita ao museu Van Gogh. Não sendo uma tentativa de copiar este grande mestre, é na realidade uma pintura que nasce da sua influência.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DEPOIS...

Depois... de tudo o que
Se vive,
Se sofre,
Depois... de tudo o que
Se aprende,
Se pensa,
Depois... de tudo o que
Se odeia,
Se adora,
Depois... de tudo o que
Se critica,
Se aceita,
Depois... de tudo o que
Se constrói,
Se destrói,

Depois de tudo...
Fica o que se ama!


Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa, 26 de Janeiro de 2009

Quinta do Bill



Um grande poema, uma grande música, um grande grupo.
A Destrito de Santarém tem de ter orgulho nos seus filhos, nas suas tradições, na sua história.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cala-se a voz tão esperada
No tempo dentro do medo
Cadente e mortiça e desgarrada
Encontrei a força bem cedo

Solta de tudo
Causa desespero
Indiferente a tudo
Durante o tempo que espero

Não quero mais
Este açúcar consome
O que de doce
Nas veias me corre

Olho em frente
Para o fado
Com olhar dormente
Luz que queima este prado

Finalmente o momento
Das esperadas palavras
Enquanto grito e rebento.


Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa e Entroncamento,
17 de Janeiro de 2009

Análise da Situação da Câmara de Lisboa

MANHÃ

É manhã, acordo!
...
O sonho mantém o corpo imóvel.
De sentido tão preso
Livre como um pássaro sem pouso
Atado a um laço suave, macio e lindo.
...
É manhã, desperto!
...
O sorriso tão perto
Na ponta do dedo
Sinto a sua ternura
Sinto o seu segredo.
...
É manhã, adormeço!
...
O som ritmado aumenta
Numa cadência sentida
Sinto a cabeça perdida
Numa emoção que se aguenta
...
É manhã, regresso!
...
Regresso à vida meio perdido
O sonho que me prende e acorda
Mantém-se, de olhos abertos vejo o mundo
Um mundo em que és a verdade que ofusca o segredo!
...
É manhã, ...!
...
Podiamos ter nada... temos tudo,
Quando o mundo de olhos vendados
E ouvidos tapados
Nos deixa ser um só olhar,
Nos deixa ser um só tocar,
Nos deixa ser um só beijar,
Nos deixa ser um só.


Mário André Balsa Gonçalves
Lisboa e Entroncamento,
16 de Janeiro de 2009

Que Rumo Para as Autarquias

domingo, 7 de dezembro de 2008

A Democracia da Laranja

Recentemente temos vindo a assistir a variadas manifestações de uma interpretação muito própria do conceito de democracia por parte de um dos maiores partidos em Portugal.
-.-.-
O Partido Social Democrata tem mostrado, começando pela sua líder, Manuela Ferreira Leite, passando pela Assembleia Regional da Madeira, na pessoa do seu Presidente, e terminando no Município do Entroncamento, com o excelentíssimo Presidente da Autarquia, o Sr. Jaime Ramos, que a democracia alcançada pelos portugueses em 25 de Abril 1974 não é uma preocupação nem uma realidade que este partido procure respeitar.
-.-.-
Podemos começar pela Dra. Ferreira Leite e a sua dúvida existencial: “Não seria bom haver seis meses sem democracia para por tudo na ordem?”. Após estas afirmações a presidente do PSD disse ainda que pretendia “marcar a diferença perante a política”.
Quando se pretende acabar com a democracia tem-se todas as razões para se fazer tal afirmação, acabar com a democracia é definitivamente marcar a diferença.
-.-.-
Mas os exemplos de atropelo à democracia dados por este partido continuam noutros quadrantes da vida política portuguesa.
-.-.-
Temos o caso da suspensão do deputado do PND na Madeira. O PSD Madeira ignorou completamente a constituição, assim como o mandato que os eleitores atribuíram ao deputado, e decretou uma suspensão inconstitucional.
-.-.-
Recentemente “o Presidente da Assembleia” Regional da Madeira “mandou cortar a transmissão do circuito interno televisivo para os gabinetes dos outros grupos parlamentares”, a oposição, “e para a sala de imprensa”. Esta medida veio no seguimento de outra que atrasou as emissões públicas desta Assembleia em 5m por forma a poder ser exercido um controle sobre o que passa para a opinião pública, o chamado lápis azul de outros tempos.
-.-.-
Mas no Entroncamento também não nos podemos orgulhar de ter um PSD respeitador da oposição e dos princípios democráticos.
-.-.-
Os vereadores da oposição vêem constantemente o seu estatuto do direito de oposição democrática ser violado quando pretendem consultar os processos que estão a ser tratados na autarquia e lhes é exigido que peçam autorização ao presidente, ou quando recebem a informação com pouca antecedência para as reuniões.
-.-.-
O artigo 4º do Estatuto do Direito de Oposição Democrática diz no seu N.º 2 “As informações devem ser prestadas directamente e em prazo razoável, aos órgãos ou estruturas representativas dos partidos políticos e demais titulares do direito de oposição”. O artigo 5º do mesmo estatuto refere-se ainda no seu n.º 4 ao dever que a oposição tem de consultar a documentação.
-.-.-
Como as informações não são dadas nem livremente nem em tempo útil a oposição vê o seu trabalho castrado e diminuído e em algumas vezes impossibilitado.
-.-.-
Um bom exemplo desta castração, desta impossibilidade de contributo, foi o caso da participação na elaboração do orçamento para o próximo ano. Curiosamente foi pedida a opinião à oposição após o texto já finalizado ter sido apresentado.
-.-.-
É curioso que no Entroncamento se afastem os elementos da oposição, titulares de direitos consagrados na constituição e na lei, da elaboração de um texto tão importante como este, quando em vários países já se discute, e em outros já se aplica o orçamento participativo. Onde a população é chamada a construir o orçamento em conjunto com o poder político.
-.-.-
Podemos apenas concluir, pelo que foi dito anteriormente, que o PSD não se revê na nossa constituição quando esta afirma que “a República Portuguesa é um Estado de Direito Democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas”.