O governo sabe que para além dos compromissos que assumiu para a recuperação económica tem ainda que diminuir o desemprego, melhorar as condições de vida, continuar a qualificar os portugueses, aumentar a nossa competitividade, assim como tudo o resto que é dever do estado, isto tudo sem nunca abdicar do estado social. Não o abandonando às mão do mercado, privatizando o ensino, a saúde e a segurança social.
Qualquer pessoa que acredite no estado social e que coloque o bem comum pelo menos num nível tão elevado como o bem pessoal entende que estamos perante uma tarefa dificílima para qualquer governante, mas também entende que é nas alturas de crise que mais temos de contribuir com o nosso esforço para nos ajudarmos mutuamente.
Não me considero inocente e entendo que existem pessoas que pensem mais em si que nos outros, que tenham dificuldade em conviver com um sistema que garanta médico e educação para todos assim como auxílio em caso de desemprego, obrigando-os a contribuir para o bem comum. Até entendo que queiram adoptar em Portugal um sistema semelhante ao que os americanos tinham por ser mais barato para o estado, mas que com Obama estão a abandonar.
Sistema este que promove casos de absoluta exclusão social e de degradação pessoal entre os necessitados. Enquanto que quem tem dinheiro conseguem utilizar um sistema de saúde e educação bom, mas fechado a quem se encontra desempregado ou doente e não possa trabalhar para pagar estas despesas.
O que não entendo é que o nível de egocentrismo chegue ao ponto de se fazer birra, e bater o pé, qual menino mimado. Se não me dão o que eu quero provoco uma crise política gigante e mergulho Portugal no buraco, não interessa que tenha perdido as eleições e que o programa de governo do meu partido não tenha sido o mais votado. Ou é como eu quero ou vai tudo ao “ar”.
Chega de birras... entendam-se! Portugal não precisa de um Primeiro-Ministro “want to be” que tenta constantemente governar na sombra. Será que esta gente que se diz preparada para governar não entende o buraco onde nos está a colocar a todos?

