Excerto da minha intervenção no jantar de apresentação da candidatura "Entroncamento Uma Cidade Para as Pessoas". Candidatura do Partido Socialista do Entroncamento encabeçada por Jorge Faria.
O meu discurso
Boa noite a todos!
Quero, em primeiro lugar, agradecer a
presença desta reconfortante moldura humana no lançamento da candidatura do
Partido Socialista à Câmara Municipal do Entroncamento.
Entroncamento uma cidade para as
pessoas!
Candidatura encabeçada pelo nosso
amigo Jorge Faria, que muito nos honrou ao aceitar ser o nosso candidato, o
candidato de todos os socialistas.
Agradeço também aos vários candidatos
a presidentes de autarquias que aqui se encontram o forte contributo que, com a
vossa presença, estão a dar ao lançamento da nossa candidatura.
Não posso deixar de enaltecer e
agradecer a presença do meu grande amigo Hugo Costa. Presidente da Distrital do
Ribatejo da Juventude Socialista e companheiro de inúmeras lutas. Desde os
tempos em que ainda andávamos os dois pela J.
É sempre um gosto enorme receber-te
no Entroncamento!
António Gameiro, meu amigo e grande
amigo do Entroncamento! É um dever para cada socialista reconhecer a dinâmica
que introduziste na federação de todos nós. Espaço de debate e de afirmação
política que muito nos orgulha e que sem sombra de dúvida preparaste para
ganhar 2013.
Obrigado por todo o apoio!
Deixo o último agradecimento para o
próximo Primeiro-Ministro de Portugal!
António José Seguro!
Obrigado camarada!
A tua presença é uma inspiração para
a nossa candidatura, sabemos que podemos contar contigo e com o teu apoio. Queremos
que saibas que podes contar com o apoio do PS Entroncamento em toda a linha.
Conta connosco para as lutas do
Partido Socialista!
Conta connosco para as lutas que
travas para desenvolver um Portugal mais solidário, mais justo, mais
democrático.
Enquanto houver alguém com
responsabilidades governativas que continue a olhar para nós como simples
números, sem a sensibilidade social para entender que o desemprego não é uma
oportunidade ou que o atual salário mínimo nem sequer é digno desse nome.
Temos de lá estar. O PS tem de lá
estar.
Na linha da frente do combate político. A
mostrar as alternativas e a fazer ouvir a nossa voz!
Conta connosco caro Secretário-geral!
Mas porque o Entroncamento, em
especial esta noite, é a estrela. É nele que me quero centrar.
A herança do PS no Entroncamento é
vasta e de qualidade, durante a governação do Camarada José Cunha, que todos
nesta sala se lembram, construímos marcos importantíssimos da dinâmica da nossa
cidade. Por exemplo:
As piscinas municipais ou o Pavilhão
Desportivo Municipal.
Mas o marco mais importante da
governação PS no Entroncamento, a característica que melhor nos representou e
representa, é a governação para as pessoas.
Enquanto estivemos na Câmara, o
Entroncamento era o centro comercial do Ribatejo. Era uma cidade em que o
comércio prosperava, em que as pessoas se conheciam, que tinha comércio
tradicional, que tinha vida durante o dia, mas que também tinha vida durante a
noite. Que tinha uma área verde (O Bonito) que era utilizado pelas pessoas como
espaço comunitário de convívio.
O Entroncamento era uma cidade que
tinha oportunidades para os filhos da terra!
Mas... o que temos hoje?
Passados 12 anos de governação PSD, o
comércio tradicional está a definhar!
A vida em comunidade desapareceu!
A segurança é uma miragem!
A vida de bairro morreu e as
oportunidades para as próximas gerações estão hoje hipotecadas.
Esta é uma câmara que o PSD deixou
com problemas financeiros sufocantes, uma autarquia que se viu obrigada a pedir
um resgate financeiro, mas que ao mesmo tempo não deixou de gastar milhares de euros na
construção de um restaurante que dificilmente terá ocupação (mesmo que cedido a
custo zero) na zona do Bonito.
Eu pergunto: é função de uma
autarquia híper endividada servir de promotor imobiliário para a restauração?
Se as dívidas foram criadas, para
onde foi o dinheiro?
Onde está a prometida biblioteca?
Onde está um centro cultural ou uma
sala de espetáculos?
Onde está a ETAR necessária para a
dimensão do nosso concelho?
Onde está uma estação digna da nossa
herança ferroviária?
A autarquia passou os últimos anos de
costas voltadas para a ferrovia, deixou passar programas atrás de programas
para requalificar a estação e acabou com uma infraestrutura desadequada e insegura,
que não serve nem os profissionais nem a população, como está à vista de todos!
Chegou a estar inscrito em orçamento
de estado uma verba para requalificar a estação, ao abrigo do programa estações
com vida, que não foi aproveitada por falta de competência de quem lidera a autarquia.
Pode-se mesmo dizer que o
Entroncamento ficou a ver passar os comboios nos últimos 12 anos.
Muitos são os exemplos de promessas
feitas pelo PSD que não foram cumpridas, muitos mais são os exemplos de
políticas desastrosas aplicadas que nos trouxeram até ao buraco financeiro em
que a Câmara se encontra.
É tempo de dizer basta! É tempo de
mostrar que é possível!
É tempo de voltar a afirmar o
Entroncamento como “Uma Cidade para as Pessoas”!
Para o fazer o Entroncamento só pode
contar com o PS!
Só pode contar com a candidatura de
Jorge Faria!
Um entroncamentense de há 50 anos.
Filho de Ferroviário. Autarca e conhecedor da nossa cidade como ninguém.
Tem visão e experiência administrativa suficiente para retirar a nossa cidade do problema financeiro em
que se encontra e devolver o Entroncamento às pessoas!
Viva o Partido Socialista!
Viva o Entroncamento!
Viva Portugal!